Diana dos efésios - o sistema está presente

Ao ouvirem isso, eles ficaram furiosos e começaram a gritar: Grande é a Diana dos efésios! (Atos19:28).

O texto de Atos 19:23-41 deixa claro que Diana é uma potestade. É um espírito que doutrina, equipa e aprisiona seus seguidores.

Diana não é muito democrática. Ela tem suas preferências políticas partidárias e seus segmentos ideológicos. Ela precisa de um ser vaidoso e arrogante com sentimento autoritário para por em prática seu plano diabólico.

Diana dos efésios continua presente e operante nas estruturas e instituições da sociedade manipulando consciências em benefício próprio, em detrimento do bem comum da população.

É um sistema com mecanismos e engrenagens complexas que necessita de gestão sagaz, inteligente e maquiavélica para manter o seu funcionamento. Sistema esse que por sua vez abrange setores diversificados forjando personagens inescrupulosos.

Ele se elege e se instala com as melhores das intenções, mas se corrompe com facilidade seduzido pelo brilho do poder, do controle e do status. Em última análise ele atua pelo viés do egocentrismo que é a principal força motivadora dos seus intentos.

Ele entorpece e cauteriza a consciência do mais nobre cidadão que a ele se rende. O sistema mata! Ele usurpa direitos e benefícios que não são seus por legitimidade.

Essa potestade havia ganhado o coração dos efésios e consequentemente aprisionado a alma deles. O sistema era mais importante do que a ética, dignidade e verdade.

O sistema se organiza para enfrentar quem se opõe vs. 24,25. Demétrio assume a liderança e organiza os trabalhadores fundando ali o sindicato dos ourives para se contrapor e enfrentar à Paulo e a simplicidade do Evangelho.

O sistema não admite que sua fonte de renda seja estancada vs. 25. Demétrio era persuasivo: “vocês sabem que temos uma boa fonte de lucro nesta atividade”.

O sistema faz dos seus símbolos mitos, e de seus ídolos o objeto de cauterização da mente vs. 27,28. Demétrio saiu em defesa de Diana convencendo outros de que havia o perigo do templo e da própria deusa cair em descrédito.

O sistema não sabe dialogar, ele apela frequentemente para verborragia agressiva e desenfreada vs. 28,34. A multidão enfurecida berrava nervosa e descontroladamente: “Grande é a Diana dos efésios”.

O sistema faz dos seus discípulos massa de manobra vs. 32. “A assembléia estava em confusão: uns gritavam uma coisa, outros gritavam outra. A maior parte do povo nem sabia por que estava ali”.

Mas o sistema ironicamente preserva e congrega gente sensata e do bem vs. 35-41. O escrivão da cidade acalmou a multidão. Por mais confuso que seja um ambiente de interesses próprios, Deus sempre levanta gente equilibrada e sensata para ser voz profética fazendo as correções necessárias.

Diana é um símbolo carregado com os predicados da nossa época. Jesus Disse que o mundo jaz no maligno com seus símbolos e ídolos, mas ele também disse que venceu o mundo e que nós como seus seguidores podemos vencer todo e qualquer sistema manipulador como porta vozes do Evangelho e da Verdade. 

 

Deus te abençoe,

Franklin Rosa