E você, o que tem feito?

De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. (Romanos 14:12)

As redes sociais se tornaram num campo de batalha onde a crítica é uma das armas principais. É óbvio que a crítica tem seu papel fundamental no combate a injustiça e na correção de rotas destrutivas. Compreendo seu valor na construção de uma sociedade mais justa e também faço uso dela.

O grande problema são as inúmeras críticas gratuitas que não oferecem uma contraproposta nem solução para os problemas apontados com atitudes pessoais na direção daquilo que reprovam, senão, um discurso bem elaborado de gente que quer lacrar na desgraça de outros para pagar de intelectual na rede.

Está na moda criticar igrejas, pastores e líderes religiosos. Eu até entendo que alguns são merecedores das críticas devido a ostentação e má administração e em‐ prego de recursos alheios. Esses devem e merecem serem confrontados profeticamente mesmo!

Não tiro a razão daqueles que percebem esse desvio de caráter, mas a pergunta que lhe faço é: E VOCÊ O QUE TEM FEITO? Como você tem administrado seus recursos em benefício do próximo? Qual a sua disponibilidade e engajamento em ações que beneficiam os necessitados? O que você tem realizado de construtivo com os dons, habilidades e tempo que Deus tem te dado, na construção de dias melhores para seu semelhante? Você é contra o sistema? O que te torna diferente dele além das queixas inoperantes? As igrejas devem abrigar em seus templos moradores de rua e os afetados pela covid-19? Que tal oferecer também sua chácara e seu quintal com o mesmo propósito? Sua especialidade é somente apontar o cisco no olho do outro, mas não percebeu ainda o travessão que está diante de seus próprios olhos?

Não podemos simplesmente generalizar. Para os maus exemplos de igrejas, pastores e líderes que usam de maneira ilícita suas arrecadações, existem milhares de bons exemplos que se contorcem mensalmente para honrar seus compromissos, e ainda assim, contribuem em ações sociais e ajuda ao próximo não raras vezes com seu próprio prejuízo.

Você percebeu com a pandemia que os pastores não curam nem ajudam ninguém? Faça a diferença então! Comece curando sua própria alma que só aponta defeitos nos outros, mas não percebe que você também vive em função do seu próprio umbigo e não faz absolutamente nada além das críticas, para ajudar quem precisa. Se você é cristão, a missão de curar também é sua, e não somente da liderança!

Se você não se enquadra na descrições acima, meus parabéns! Você é um bom exemplo! Tamu junto irmão! Mas saiba, que a responsabilidade é pessoal e intransferível, e cada qual terá de se apresentar perante o tribunal Divino para prestar contas a ELE!

Deus te abençoe,

Franklin Rosa