Esta é a hora

Texto: João 4:23a

“No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou...”

Tema: Esta é a hora 

Introdução: No capítulo 4 do Evangelho de João temos três situações diferentes que se relacionam entre si, porque falam da capacidade de saber discernir o tempo da oportunidade.

b. A primeira parte fala de uma mulher frustrada e sem expectativas para o futuro, porque seu passado e presente era o acúmulo de sucessivos erros. A segunda parte fala de discípulos que estavam com o olhar obscurecido e ansiosos por preocupações temporais. A terceira parte nos fala de um pai desesperado apelando para qualquer um que apresentasse a solução para o seu dilema.

c. Em cada uma das cenas a narrativa nos ajuda a perceber o que é importante e o que precisa ser feito agora, porque a hora já chegou! Mas hora de quê? Pensando no tema quero fazer quatro sugestões:

1. Esta é a hora de deixar a religião nominal para ser verdadeiro adorador vs. 20-24

É tempo de experimentarmos um relacionamento mais profundo e pessoal com Deus. Jesus denuncia o culto formal da samaritana herança da religiosidade de seus antepassados e propõe a ela uma mudança radical na maneira de experimentar a fé em Deus. Nossa experiência de discípulos de Jesus, depende de quem entendemos ser Ele, e de que maneira nos relacionamos com Ele. Quem é Jesus para você? Para uma grande maioria Ele se resume simplesmente num padroeiro resolvedor de problemas temporais. Semelhantes à samaritana estão com sede e não querem mais ter o penoso trabalho de buscar água no poço todos os dias. A proposta de Jesus era solucionar a eternidade, e não o transitório.

2. Esta é a hora de priorizar o Reino de Deus e compartilhar Jesus com outros vs. 28-30

Depois de um encontro profundo, pessoal e impactante com Jesus, ninguém consegue mais ser o mesmo indivíduo obturado de entendimento como antes. Com a mulher samaritana não foi diferente. Ter experimentado um diálogo desconcertante e revelador, fez com que ela se sentisse profundamente “invadida pela graça” não permitindo com que ela conseguisse guardar a boa notícia só para ela. Por isso, diz o texto que ela deixa o cântaro (suas prioridades) e vai aos seus amigos e familiares para dizer: eu conheci alguém que tocou a minha vida e que pode tocar a de vocês também. Sua prioridade agora era fazer com que outros também “sofressem uma invasão de amor”!

3. Esta é a hora de parar de procrastinar e agir antes que seja tarde vs. 31-35

Todos nós sabemos que o tempo é implacável e com muita frequência não perdoa adiamentos nem resoluções a longo prazo. O momento que chamamos de presente já é passado. Por isso, nenhuma oportunidade deve ser perdida. Jesus chama a atenção dos seus discípulos, pois eles estavam preocupados em saciar a fome e confortavelmente negligentes quanto ao tempo da colheita: "ainda faltam quatro meses". Mas Ele mesmo dá a resposta dizendo que o tempo chegou e esta é a hora. Empurrar com a barriga e postergar para um futuro ideal decisões que requerem atitude e urgência, só irá contribuir com acúmulo de problemas e com a probabilidade de tornar a situação ainda pior. Adiar o que é urgente é fazer prestação de problemas com altos juros a pagar!

4. Esta é a hora de despir-se de prerrogativas pessoais e de preconceitos vs. 46-50

Esta é uma questão muito difícil de lidar porque envolve orgulho próprio e questões pessoais. Além dos judeus serem considerados por seus desafetos circunvizinhos um povo inferior, existia ainda a questão de um oficial se rebaixar para apelar para um simples carpinteiro. Existem situações onde ou nós escolhemos proteger nossa reputação ou escolhemos proteger a vida, ou nós escolhemos ser felizes ou escolhemos ter razão. Ele não titubeou, escolheu ser livre ao invés de subir no pedestal da arrogância envaidecida pela posição social. Não são poucas as pessoas que deixam de experimentar a liberdade e a vida em Cristo, por conta de estarem presas a títulos e ao seu status na sociedade.

Conclusão: Enquanto nós não formos sensíveis para perceber a oportunidade que está sendo oferecida, preocupações desnecessárias irão sequestrar nossos pensamentos e nossas prioridades. Esta é a hora de vivermos para a glória de Deus!

 

Deus te abençoe,

Franklin Rosa