Eu não preciso de Igreja

Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros (1Co 12:12,27).

Eu reconheço que a Igreja como instituição religiosa organizada por homens, tenha inúmeras incongruências e deficiências, mas como corpo espiritual de Cristo ela é bem ajustada, organizada e relevante, porque participa da mesma natureza de Jesus que é o Cabeça, e que, entregou-se por ela para apresentá-la ao Pai como comunidade gloriosa, sem mácula nem ruga, redimindo-a de suas impurezas e transgressões.

Talvez você diga: Na Igreja existem muitos hipócritas! Mas em que setor da sociedade eles não estão presentes? Quem nunca se portou como tal? Quem nunca incorporou um personagem e atuou com fingimento e cinismo, que seja o primeiro corajoso a começar o paredão do apedrejamento. É verdade que o padrão moral e comportamental dessa comunidade deva ser elevado, mas suas imperfeições não a desqualifica como noiva do Cordeiro.

A Igreja está repleta de pessoas que já foram “ex alguma coisa ruim”, e agora querem dar uma de santo! Louvado seja Deus por essa agência que reorganiza a vida de indivíduos fadados ao fracasso através dos valores do Evangelho, e que agora, não estão mais condenados a viverem o resto de sua existência causando prejuízos à sociedade.

A Igreja me feriu e me decepcionou muito! Eu creio, que fomos nós quem ferimos antes a santidade de Deus, ao ponto D’Ele sacrificar Seu Único Filho Jesus, para pagar no nosso lugar uma dívida que era minha e sua, para que nós não sofrêssemos as penalizações previstas pela lei, e nos desse a oportunidade de fazermos parte de uma grande família de pecadores resgatados das trevas, para vivermos em comunhão num ambiente de aperfeiçoamento mútuo.

A Igreja tem muitas pessoas com defeitos com os quais eu não consigo conviver! Seja bem vindo! Sempre tem lugar para mais um! Quem sabe aqui você possa descobrir as suas próprias contradições também, e assim, contribuir para que seu círculo de relacionamentos seja menos tenso, te tornando uma pessoa mais humilde que se reconhece como filho do mesmo pai Adão.

Eu não preciso de Igreja! Ok, você está preparado para assumir com a mesma veemência que não precisa de Jesus? Isso mesmo, porque assim como um membro que é amputado do corpo e não consegue por si mesmo sobreviver fora dele por razões óbvias, assim será inevitavelmente seu destino espiritual se não estiver ligado a essa comunidade mística que Deus o Pai elegeu como corpo de Cristo sendo Ele o Cabeça.

Sim, a verdadeira Igreja é um reduto de pessoas indecorosas, indesejáveis e defeituosas que reconhecem e não escondem suas máculas, mas que estão tentando serem melhores, porque perceberam que em si mesmo não habita bem algum como constatou Paulo apóstolo em (Rm 7:18). Por esta razão, decidiram fazer desta comunidade comprada com o precioso sangue de Jesus Cristo, pois entenderam que não conseguem sozinhas solucionar um problema comum a toda humanidade chamado pelo nome e sobrenome de “pecado original”, que separa o ser humano do Seu Criador com implicações danosas na eternidade.

A Igreja não salva, mas os salvos vivem juntos unidos pela obra da cruz. Viver de maneira independente de Cristo e do seu corpo a Igreja que uma só coisa é, é assumir nas entrelinhas por conta e risco, que consegue salvar-se e redimir-se por sua própria capacidade e méritos morais e comportamentais! Só nos resta desejar-lhe boa sorte!

Deus te abençoe,

Franklin Rosa