Desapega, segue em frente

Então Moisés disse a Hobabe, filho do midianita Reuel, sogro de Moisés: Estamos partindo para o lugar sobre o qual o Senhor disse: Eu o darei a vocês. Venha conosco e lhe trataremos bem, pois o Senhor prometeu boas coisas para Israel. Ele respondeu: Não, não irei; voltarei para a minha terra e para o meu povo. Moisés, porém, disse: Por favor, não nos deixe. Você sabe onde devemos acampar no deserto e pode ser o nosso guia. Se vier conosco, partilharemos com você todas as coisas boas que o Senhor nos der. (Números 10:29-32 NVI)

Moisés estava propondo uma nova dimensão de vida para Hobabe, onde ele iria experimentar a bondade e as bençãos de Deus, junto com o seu povo escolhido Israel. Ele ainda poderia desenvolver todo seu potencial e habilidade, cooperando com eles como guia no deserto nessa jornada fascinante e desafiadora .

Talvez o orgulho e o apego à cultura e a tradição religiosa de seus familiares vivido e impregnado por longos anos em sua mente, ou quem sabe o medo do desconhecido, fez com que Hobabe recusasse prontamente num primeiro momento a oportunidade feita por Moisés.

O ponto positivo desta história, é que felizmente Moisés insistiu com seu cunhado Hobabe, e ele por sua vez desapegou de tudo que o impedia de caminhar com o povo de Deus, desfrutando da companhia, proteção, milagres e manifestações sobrenaturais do Criador.

A lição que fica, é que talvez nós que já fomos impactados, que já conhecemos e provamos das bênçãos e da graça salvadora de Deus em Cristo Jesus, devamos insistir um pouco mais com as pessoas que ainda não tiveram essa experiência. Por outro lado, aqueles que ainda estão presos à cultura e tradição religiosa de seus familiares, devam desapegar daquilo que os impede de provarem a graça de Deus, de uma maneira como nunca antes tiveram a oportunidade.

Deus te abençoe,

Franklin Rosa