Cisco x Trave

Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? (Lucas 6:41)

Nós seres humanos já somos equipados de fábrica com um dispositivo interno que nos capacita a detectar e classificar falhas, erros e defeitos com extrema facilidade.

O grande problema deste dispositivo é que ele é incapaz de fazer uma checagem interna. Ele foi programado somente para fazer análises externas.

Esse equipamento foi identificado por Jesus nos religiosos de sua época e o nome dele é "justiça própria".

A justiça própria é muito precisa em perceber erros externos e alheios, mas ineficiente em detectar falhas internas do próprio caráter e/ou personalidade.

O profeta Isaías disse que essa tal de justiça própria é semelhante a fralda usada para limpar fezes, depois de usada está contaminada e só presta para ser jogada fora - (Isaías 64:6) "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia...".

Não há problema em identificar falhas para que rotas perigosas e destrutivas sejam corrigidas na vida de outros, mas o grande desafio é corrigir nossos próprios caminhos.

Precisamos urgentemente fazer um recall e reparar essa incapacidade para que tenhamos a mesma facilidade em perceber a trave que está no nosso olho antes de querer "soprar" o problema do cisco no olho de outrem.

Deus te abençoe,

Franklin Rosa