Desapega

E ia com ela seu marido, caminhando, e chorando detrás dela, até Baurim... (2 Samuel 3:16)

O apego é um dos sentimentos mais nocivos à alma humana. E assim é, porque ele parte da premissa da posse, da sensação em que o indivíduo cria a expectativa de que possui o controle sobre algo ou alguém permanentemente.

O problema é que essa fantasia é construída com base num castelo de areia, que na primeira tempestade desmorona desfazendo todo esforço emocional empregado no objeto de possessão.

Mical fora dada por mulher a Paltiel, numa atitude de puro capricho do seu pai Saul pela inveja e insegurança que sentia em relação ao seu outro genro Davi (1Sm 25:44).

Paltiel, não avaliou ao certo a injustiça em que estava se metendo, nem mesmo suas consequências.

Saul para compensar o desconforto que sentia em relação ao seu genro Davi, faz de sua filha mero objeto de transação psicológica.

Só que Mical já havia sido dada anteriormente como mulher a Davi por ele mesmo como primeira tentativa de destruí-lo (1Sm18:20-27).

O problema é que agora Saul é morto (1Sm 31:4,5) e Davi se torna senhor da situação (1Sm 2:4), e uma das primeiras coisas que faz é reaver sua mulher à quem havia perdido pela insanidade de Saul seu sogro (1Sm 3:13,14).

Paltiel então fica na mão e sem Mical, chorando pelo caminho sem qualquer esperança de tê-la novamente como mulher.

Não são poucas as pessoas que estão como ele, chorando pela vida por algo ou por alguém que sabem que realmente nunca lhes pertenceu. Seria o momento de desapegar?

Deus te abençoe,

Franklin Rosa