Domine o que te domina
Então Jesus lhe disse: "Levante-se! Pegue a sua maca
e ande". (João 5:8)
A multidão de debilitados ao redor do tanque de Betesda, nutria a expectativa da visitação esporádica de um anjo que movimentava as águas, e então, o primeiro desafortunado que tivesse minimamente condições físicas de entrar na frente dos demais, seria liberto de sua invalidez.
Jesus fez uma pergunta estranha e desnecessária para uma homem que ali estava a 38 anos sofrendo e esperando uma mudança de vida vs. 6: “Você quer ser curado?”.
O paralítico mais estranhamente ainda, desvia da pergunta e responde com sentimento de auto comiseração, que não tinha ninguém que o ajudasse vs. 7.
Frequentemente nossa resposta para as demandas da vida agravada pelas nossas limitações, não é muito diferente da mentalidade daquele homem: “Não tenho ninguém que me ajude”.
Canalizamos nossa expectativa em terceiros alimentando essa situação durante anos a fio, e então nos frustramos.
A oportunidade de mudança estava se apresentando para aquele homem naquele ambiente desesperançoso, mostrando para ele que a partir daquela experiência com Jesus, só iria depender agora da sua atitude em não mais aceitar a condição degradante em que vivia.
Ele teria que dominar a sua maca ao invés de deixar que ela o dominasse vs. 8.
Precisamos parar de arranjar desculpas e transferir para outros nossa insatisfação.
Precisamos chamar para nós a responsabilidade das soluções do nosso destino.
Precisamos parar de tratar nossa invalidez como “bichinho de estimação”, alimentando diariamente aquilo que inevitavelmente vai se transformar em um “monstro indomável” no futuro.
Precisamos entender que Jesus chegou em nossa vida!
É bem provável que Ele esteja lhe dizendo o mesmo agora: “Domine aquilo que te domina, levante-se, siga em frente e viva a vida para a glória de Deus”.
Deus te abençoe,
Franklin Rosa