É desse jeito que Deus faz

Naamã, porém, indignado, retirou-se, dizendo: Eis que pensava eu: Certamente ele sairá a ter comigo, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, passará a sua mão sobre o lugar, e curará o leproso. (2 Rs 5:11)

Naamã era um homem vaidoso, orgulhoso de suas patentes de general do exército sírio, cheio de si mesmo até o dia em que se conscientizou que era leproso, e que suas credenciais eram impotentes para solucionar o seu problema.

Foi nesse momento que entrou em cena uma garota que havia sido arrancada sem piedade do convívio familiar, e levada como refém provavelmente em uma de suas incursões a Israel, e que agora estava a serviço de sua esposa em sua própria casa como servidora doméstica.

A pequena menina sabia quem poderia ajudar seu patrão, mas para piorar a situação de Naamã, ele teria que tomar uma atitude humilhante indo até Eliseu que era profeta em Samaria, cidade que ele havia ajudado a subjugar.

O poderoso general do exército sírio, encontrava-se agora cabisbaixo na porta da casa do profeta Eliseu, que nem se deu ao trabalho de olhar para a cara de Naamã, somente orientando um mensageiro a que instruísse o leproso para que se banhasse 7 vezes no rio Jordão.

No pico da sua arrogância Naamã contesta a orientação dada por Eliseu, argumentando que conhecia métodos, procedimentos e ambientes mais sofisticados para ser curado.

Todavia, constrangido por seus servos ele acaba se rendendo a palavra do profeta, mergulhando sua prepotência nas águas improváveis do Jordão, sendo milagrosamente curado.

Às vezes Deus permite que aconteça conosco o mesmo que ocorreu com Naamã. Ele nos tira de lugares onde nós pensamos ser alguma coisa, nos leva para onde vamos ter consciência que não somos nada, para sermos ajudados por quem nós prejudicamos, e honrar a quem não demos o devido valor. É desse jeito que Deus faz.

Deus te abençoe,

Franklin Rosa