Reagir ou entregar-se?
Então
Davi se levantou da terra, lavou-se, ungiu-se, e mudou de vestes; e, entrando
na casa do Senhor, adorou. Depois veio a sua casa, e pediu o que comer; e lhe
deram, e ele comeu. (2 Samuel 12:20)
Quem nunca após um destes dias de rompante insensatez colocou a mão na cabeça totalmente desorientado, e disse arrependido e profundamente consternado a conhecida frase: Eu não acredito que fui capaz de fazer isso?!
Davi estava vivendo um momento de intensa angústia e desolação por causa do seu pecado (2Sm 11:1-27), e como consequência do seu ato estava sofrendo a ponto de dizer que seus ossos estavam como que esmagados (Sl 51:8) pela consciência da sua transgressão.
É fundamental sabermos que atitudes inconsequentes e não devidamente avaliadas, geram resultados danosos deixando marcas profundas na alma, mas também é igualmente importante entender, que uma reação errada ao sofrimento ocasionado pelo pecado, pode comprometer os sonhos e projetos de Deus para nossas vidas.
O que chama nossa atenção na experiência de Davi, é que inusitada e surpreendentemente ele reage àquela situação provocando perplexidade entre seus servos vs. 21. Ele teve a atitude correta para dar a volta por cima sacudindo a poeira do seu desatino, experimentando o perdão e a restauração de Deus em sua vida.
O texto nos diz que ele se recusa a continuar prostrado lamentando e “lambendo” suas próprias feridas vivendo debaixo da acusação e condenação. Ele muda sua aparência e seu estado de amargura, e faz o que todos aqueles que confiam na misericórdia do Criador deveriam fazer em momentos semelhantes. O abatido Davi recorre a Deus suplicando sua benevolência, e então se rende em adoração sendo poderosamente renovado no seu interior.
Diante da exposição acima, agora só cabe a pergunta: Reagir ou entregar-se – O que você vai fazer?
Deus te abençoe,
Franklin Rosa