Ilustres desconhecidos da 4ª turma

Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Felipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão Cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. (Mateus 10:2-4)

Em todos os setores da vida nos mais variados e complexos grupos que compõem a sociedade, sempre existem aqueles que se destacam pela versatilidade e carisma tornando-se referência para os demais.

Estas pessoas atraem sobre si devido as qualidades que possuem os holofotes e atenção, mesmo que na maioria dos casos este não seja o propósito e intenção de tais indivíduos.

Na lista dos 12 apóstolos chamados por Jesus para anunciar o Reino de Deus, percebemos isto com muita clareza pelas referências bíblicas e pelos diversos eventos narrados nos evangelhos, onde alguns deles se sobressaíram mais, e outros sequer foram mencionados mais que uma vez por livro.

Se fôssemos elencar baseados na categoria de protagonismo apostólico (por méritos ou deméritos) os 12 discípulos de Jesus, talvez teríamos uma tabela mais ou menos assim:

1ª Turma – ¹Pedro, ²Tiago e ³João por fazerem parte do círculo íntimo e VIP de Jesus ¹²³(Mt 17:1,2) ¹²³(Mc 14:32,33).

2ª Turma – ¹Mateus/Levi, ²André e ³Felipe por serem coadjuvantes, mas com reconhecida presença ¹(Mc 2:14,15) ²³(Jo 1:40-44) .

3ª Turma – ¹Bartolomeu/Natanael, ²Tomé e ³Judas pelo ceticismo que os marcou como notórios incrédulos ¹(Jo 1:45-51) ²(Jo 20:24-29) ³(Mt 26:14-16).

4ª Turma – ¹Judas/Tadeu, ²Tiago menor filho de Alfeu e ³Simão Zelote o Cananeu no rol dos ilustres desconhecidos ¹(Jo 14:22) ²(Mc 15:40) ³(At 1:13).

Quero chamar sua atenção para a 4ª Turma que agrupei propositalmente em último lugar, que são daqueles que pouco se sabe e que quase nada se escreveu nem se registrou a respeito de acontecimentos com os tais.

São estes os discípulos que geralmente não estão em evidência e que não aparecem nos grandes eventos, mas que trabalham incansavelmente nos bastidores para que as coisas deem certo para os outros que estão à frente. Eles se esmeram no que fazem por amor a Jesus e ao seu Reino.

A 4ª Turma geralmente é discreta e labuta onde ninguém ou a grande maioria não deseja trabalhar ou estar, mas são estes que fazem a coisa funcionar sem buscar reconhecimento ou aplausos, senão a coroa de justiça que já lhes está reservada nos céus (2 Timóteo 4:8).

As vezes eles não são facilmente notados, mas existe um fator comum a todos deste grupo: seus joelhos são calejados por se curvarem constantemente em intercessão para que Deus abençoe, proteja e dê êxito a seus irmãos em proeminência.

Você também pode encontrá-los fazendo capelania nos presídios, trabalhando com moradores em situação de rua, ministrando na vida de dependentes químicos, evangelizando nos becos e favelas, dedicando-se no setor social da comunidade onde frequentam, visitando e orando pelos enfermos nos hospitais, ou simplesmente repartindo um prato de comida ou um copo de água com os inúmeros miseráveis que constantemente peregrinam de porta em porta buscando sobreviver da bondade de corações generosos.

Eles são assim, operantes, firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, porque sabem que o seu trabalho não é vão no Senhor (1Coríntios 15:58).

Precisamos ter mais percepção e nos libertar da “tietagem religiosa” prestando o devido valor a 4ª Turma, reconhecendo que são eles quem estão em alta conta com Jesus, pois naquele grande dia ouvirão a voz do seu Senhor lhes dizendo: “Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25:34).

Deus te abençoe,

Franklin Rosa