Deus está contando com você!

Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações. Então eu disse: — Ó SENHOR, meu Deus, eu não sei como falar, pois sou muito jovem. (Jeremias 1:5,6 NTLH)

Provavelmente o jovem Jeremias deveria estar familiarizado com as engrenagens da religião, pois como nos diz o verso 1 seu pai Hilquias era um dos oficiais que estavam na cidade de Anatote no território da tribo de Benjamim, incumbido de ministrar o sacerdócio no templo na vigência do reinado do também jovem monarca Josias vs. 2.

A convocação feita para o ministério profético foi assustadora, porque ele não teve treinamento para ser um líder religioso como seu pai, nem tampouco possuía eloquência e experiência para pregar ao povo e as autoridades políticas e religiosas, que já haviam sido extremamente indiferentes e cruéis aos que profetizaram antes dele. Por isso seu receio dizendo que não sabia como e o que falar, pois era apenas um garoto sem estrutura para tão grande tarefa.

Jeremias acreditava que Deus estava colocando expectativa demais num desconhecido e insignificante garoto de Judá requerendo muito dele, pondo sobre seus ombros uma responsabilidade sobre a qual ele sentia que não iria dar conta.

O Senhor então responde a Jeremias dizendo que ele não deveria ficar na defensiva arranjando desculpas alegando impossibilidade pela inexperiência vs. 7, nem tampouco temer porque Deus seria sua companhia encorajadora em todos os momentos vs. 8, e que a partir daquele momento ele estaria sendo capacitado e inspirado a falar com autoridade o que fosse preciso a quem quer que fosse vs. 9,10.

Deus estava “apostando todas as suas fichas” no jovem profeta levantando ele como sua tentativa redentora para conversão do seu povo. A história de Jeremias é a de um moço inseguro que teve medo e que se sentia inferior ao tamanho da tarefa que a ele estava sendo confiada, mas também é a experiência de alguém que apesar de suas limitações e interrogações obedeceu e cumpriu seu chamado e sua missão.

E você, vai fugir ou vai encarar os desafios? Vai arranjar desculpas ou vai obedecer e cumprir seu chamado e sua missão? Deus está contando com você!

Deus te abençoe,

Franklin Rosa