Eli - o sacerdote
Esboço e material de apoio para Escola Bíblica Dominical Betel lição 15 (História de Israel - Dos Patriarcas aos Juízes)
Sinais e consequências da decadência espiritual do juiz e sacerdote Eli
1. Foi precipitado e insensível quando julgou que Ana estivesse embriagada antes de apurar o que de fato estava acontecendo com ela.
*(1Sm 1:14): “e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho”.2. Perdeu a disposição e a alegria de exercer o ministério – Vivia acomodado, deitado, sentado e cheio de temores.
a. (1Sm 1:9) Eli estava sentado numa cadeira junto a um pilar do templo.
b. (1Sm 3:2) Eli estava deitado no templo com as lâmpadas do candelabro ainda acesas.
c. 1Sm (4:13) Eli estava sentado preocupado com a decisão errada que havia tomado de permitir que a arca da Aliança fosse levada a batalha.
3. Foi omisso e negligente fazendo vistas grossas aos pecados dos filhos – Eli não conseguia ver o que esteve na cara dele, embora ouvisse constantemente o burburinho das pessoas.
*(1Sm 2:22): “Era, porém, Eli já muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel”.
4. Bajulava e honrava mais os filhos do que a Deus.
*(1Sm 2:29b): “Por que honras a teus filhos mais do que a mim, de modo a vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo Israel?
5. Preocupava-se mais com a opinião dos outros do que com a vida espiritual dos filhos.
*(1Sm 2:24): “‘Não, filhos meus, porque não é boa esta fama que ouço; fazeis transgredir o povo do Senhor”.
6. O pecado dele e dos filhos refletiu diretamente na vida espiritual do povo – As visões de Deus se tornaram cada vez menos frequentes.
*(1Sm 3:1b): “E a palavra do Senhor era muito rara naqueles dias; as visões não eram frequentes”.
7. Terminou sua carreira desmoralizado sabendo que seu cargo não teria continuidade com sua descendência.
*(1Sm 3:12-14): " Naquele mesmo dia cumprirei contra Eli, de princípio a fim, tudo quanto tenho falado a respeito da sua casa. Porque já lhe fiz: saber que hei de julgar a sua casa para sempre, por causa da iniqüidade de que ele bem sabia, pois os seus filhos blasfemavam a Deus, e ele não os repreendeu. Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a sua iniqüidade, nem com sacrifícios, nem com ofertas”.
8. Estava tão mergulhado na sua indiferença que nem se importou com seu destino e de seus filhos.
*(1Sm 3:18b): “Então disse Eli: Ele é o Senhor, faça o que bem parecer aos seus olhos”.
a. Não teve humildade para reconhecer seu erro nem o despertamento para clamar por misericórdia como fez Ezequias (2Rs 20:16-19) (Is 38:1-5).
9. Permitiu com que a Arca da Aliança fosse usada como amuleto – Eles só estavam interessados em vencer a guerra com a ajuda de Deus, mas não demonstravam arrependimento nem compromisso com Ele.
*(1Sm 4:3,4): “Quando o povo voltou ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o Senhor hoje diante dos filisteus? Tragamos para nós de Siló a arca do pacto do Senhor, para que ela venha para o meio de nós, e nos livre da mão de nossos inimigos. Enviou, pois, o povo a Siló, e trouxeram de lá a arca do pacto do Senhor dos exércitos, que se assenta sobre os querubins; e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca do pacto de Deus”.
a. A consequência foi uma desastrosa derrota
*(1Sm 4:10,11): “Então pelejaram os filisteus, e Israel foi derrotado, fugindo cada um para a sua tenda; e houve mui grande matança, pois caíram de Israel trinta mil homens de infantaria. Também foi tomada a arca de Deus, e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, foram mortos.
10. Terminou sua carreira completamente cego fisicamente, o que dentro deste contexto, indica também sua cegueira espiritual.
*(1Sm 4:15): “Ora, Eli tinha noventa e oito anos; e os seus olhos haviam cegado, de modo que já não podia ver”.
11. Teve uma morte trágica e cheia de angústia.
*(1Sm 4:17,18): “Então respondeu o que trazia as novas, e disse: Israel fugiu de diante dos filisteus, e houve grande matança entre o povo; além disto, também teus dois filhos, Hofni e Finéias, são mortos, e a arca de Deus é tomada. Quando ele fez menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, junto à porta, e quebrou-se-lhe o pescoço, e morreu, porquanto era homem velho e pesado. Ele tinha julgado a Israel quarenta anos”.
Deus te abençoe,
Franklin Rosa