Jefté - a era dos juízes

 

Esboço e material de apoio para Escola Bíblica Betel lição 12 (História de Israel - Dos Patriarcas aos Juízes)

Texto Base - Juízes 11:1-40 / 12:1-7

Introdução - Apesar de Jefté ser mencionado como um “guerreiro valente”, ele nasceu e viveu em um contexto familiar desorganizado.

*Sua mãe era prostituta, e seu pai (Gileade) tinha muitos filhos de outro relacionamento.

*Mas pela graça e pelo exercício da fé, Jefté superou os traumas de seu passado difícil e vergonhoso e tornou-se um homem de Deus (Hb11:32).

1. A escolha de Jefté nos ensina que:

1a. Deus não se relaciona conosco com base nos méritos e conquistas

1b. Deus não se relaciona conosco com base nos nossos deméritos e fracassos

1c. Deus se relaciona conosco com base na graça e misericórdia

2. Através da sua experiência e história aprendemos que:

2a. Jefté não permitiu que seu passado negativo determinasse o seu futuro.

*Não aceitou que os rótulos e juízos negativos formados por outros determinassem quem ele seria.

*É possível romper com padrões mentais e emocionais herdados, com cargas genéticas impregnadas no nosso ser.

*Jefté já nasceu no prejuízo! Algumas pessoas já nascem em berço esplêndido! Já nascem herdando um bom nome, amor, atenção e bens materiais. Mas Jefté herdou um legado ruim e vergonhoso!

*Pior do que ser rejeitado pelos próprios irmãos e ser expulso da própria casa, foi não poder contar com o apoio e defesa do próprio pai.

2b. Jefté não se deixou influenciar, mas a sua postura foi fator determinante para que ele influenciasse outros.

*Juízes 11:3: Então Jefté fugiu dos seus irmãos e se estabeleceu em Tobe. Ali um bando de vadios uniu-se a ele e o seguia.

*O mesmo aconteceu com Davi, quando se refugiou na caverna de Adulão. A Bíblia diz que: juntaram-se a ele todos os que estavam em dificuldades, os endividados e os descontentes; e ele se tornou o líder deles. (1Sm 22:2)

*Aqueles que se aproximam de nós nem sempre são os que possuem o melhor currículo, mas cabe a nós ensinar a eles o caminho do Senhor.

2c. Uma pessoa chamada para uma missão especial não briga nem disputa por cargo de liderança, ela é reconhecida naturalmente.

*Juízes 11:4-8: Algum tempo depois, quando os amonitas entraram em guerra contra Israel, os líderes de Gileade foram buscar Jefté em Tobe. Venha, disseram. Seja nosso comandante, para que possamos combater os amonitas.

Disse-lhes Jefté: Vocês não me odiavam e não me expulsaram da casa de meu pai? Por que me procuram agora, quando estão em dificuldades?

Apesar disso, agora estamos apelando para você, responderam os líderes de Gileade. Venha combater conosco os amonitas, e você será o chefe de todos os que vivem em Gileade.

*Não é necessário brigar ou fazer politicagem para chegar à liderança. No momento certo, o próprio Deus se encarrega de nos exaltar!

2d. O argumento de uma pessoa chamada a liderança para convencer aqueles que se opõem, é a Palavra de Deus, e não seus achismos.

*Jefté fez uma exposição de como Deus agiu com poder em favor do seu povo no passado! (Juízes 11:12-27).

*Dessa forma ele estava encorajando a si mesmo, as pessoas que estavam com ele, e advertindo aos que eram do contra que quando Deus decide agir ninguém pode resistir.

*(Is 43:13) Agindo Deus, quem impedirá!

2e. A garantia de Jefté em ser bem sucedido estava na presença de Deus e no Seu propósito.

*Juízes 11:29: Então o Espírito do Senhor se apossou de Jefté. Este atravessou Gileade e Manassés, passou por Mispá de Gileade, e daí avançou contra os amonitas.

*Jefté era um guerreiro valente, mas a razão da sua vitória estava na presença e no propósito de Deus! Isto é um principio bíblico! Davi confirma esta verdade, dizendo:

*Nenhum rei se salva pelo tamanho do seu exército; nenhum guerreiro escapa por sua grande força. O cavalo é vã esperança de vitória; apesar da sua grande força, é incapaz de salvar. (Sl 33:16-17)

2f. A prudência tem de ser um fator a ser considerado com seriedade, pois o homem de Deus não está isento de equívocos.

*Juízes 11:30-3: E Jefté fez este voto ao Senhor: Se entregares os amonitas nas minhas mãos, aquele que vier saindo da porta da minha casa ao meu encontro, quando eu retornar da vitória sobre os amonitas, será do Senhor e eu o oferecerei em holocausto.

*Jefté acertou várias vezes, mas desta vez ele errou feio! Fez um voto solene sério, precipitado e pecaminoso! (Veja Deuteronômio 12:31)

*O voto de Jefté foi assim como uma loteria, um jogo de roleta russa, e disso não se agrada o Senhor. Nossos votos, devem ser segundo a Palavra de Deus. Sobre aquilo que podemos cumprir e que sabemos não ferirá: a Deus, a nós, e ao próximo.

 

Deus te abençoe,

Franklin Rosa