Chamados a santidade

 

Tema livre para Escola Bíblica Dominical Betel


AULA 1

Fala a toda a comunidade de Israel e dize-lhes: Sede santos, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo. (Levítico 19:2) 

Vocês serão santos para mim, porque eu, o Senhor, sou santo, e os separei dentre os povos para serem meus. (Levítico 20:26)

Introdução – Santidade ou santificação ainda é um assunto que continua gerando controvérsia entre os crentes.

A palavra Santo e suas variantes aparecem mais de 780 vezes na Bíblia. Isso demonstra a relevância e a importância com que devemos tratar a doutrina da santidade ou santificação.

A definição de Kadosh que é o termo usado no hebraico para “santo”, significa: “separado para o uso e posse de Deus”.

Esse termo tem suas variações como por exemplo: Kadesh que significa sagrado, e Kidush que significa santificação, ou consagração.

Quando as Escrituras enfatizam a expressão Santo de forma triplicada “Santo, Santo, Santo” (Ap 4:8), é uma referência de que somente Deus é Santo em Sua plenitude. No entanto, santidade não é algo opcional para nós, um adereço que colocamos quando vamos a Igreja, ou somente um atributo de Deus – todos nós somos convocados à santidade individual, intransferível e inadiável.


1. O que não é santidade

A. Não é a observação rígida e inflexível de rituais, usos, costumes e tradições, como por exemplo, o uso de véu como defendem alguns usando (1Co 11:5,6).

B. Não é performance religiosa através de expressões físicas e faciais, entonação de voz na oração ou pregação, nem mesmo o exercício de qualquer dom, como por exemplo, profecia ou revelação.

C. Não é legalismo doutrinário ou comportamental travestido de piedade. O legalismo é a tentativa de acrescentar algo à obra santificadora de Cristo que já é completa. 

* Paulo censura o legalismo de Pedro (Gl 2:11-14 NVI)

11 Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, enfrentei-o face a face (lhe resisti na cara), por sua atitude condenável (porque era repreensível).

12 Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão.

13 Os demais judeus também se uniram a ele nessa hipocrisia, de modo que até Barnabé se deixou levar.

14 Quando vi que não estavam andando de acordo com a verdade do evangelho, declarei a Pedro, diante de todos: "Você é judeu, mas vive como gentio e não como judeu. Portanto, como pode obrigar gentios a viverem como judeus?

D. O ritualismo, a performance e o legalismo pressupõe que um conjunto regras, cerimônias, formalidades e comportamentos bem elaboradas, tem a capacidade de nos conectar com Deus e nos santificar.

* O posicionamento de Paulo quanto a santidade exteriotipada (Cl 2:23 NBV)

23 Essas regras têm aparência de sabedoria, pois prescrições deste tipo exigem uma religiosidade fingida, uma falsa humildade e uma disciplina para com o corpo, porém não têm efeito algum quando se trata de subjugar os maus pensamentos e desejos de uma pessoa.


AULA 2

2. O que é santidade

* Ser santo é ser separado do mundo e do pecado para ser usado por Deus e revelar sua santidade. É uma decisão radical de viver para a glória de Deus.

2 Características da santidade

A. Santidade posicional – (Hb 10:10 NVI) fomos santificados por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.

B. Santidade progressiva ou processual –  (2Co 7:1 NVI) Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.

* Pecados da carne (Gl 5:19, 21b): imoralidade sexual, impureza, ações indecentes, bebedeiras, farras, orgias.

* Pecados do espírito (Gl 5:20,21a): idolatria, feitiçaria, inimizades, brigas, ciumeiras, acessos de raiva, ambição egoísta, desunião, divisões, invejas.

* A pergunta que não quer calar: Vale tudo então na questão comportamental? A resposta é não!

C. O bom senso deve ser o parâmetro na santificação comportamental.

* No vestir

(1Tm 2:9-10 NVT) Da mesma forma, quero que as mulheres tenham discrição em sua aparência. Que usem roupas decentes e apropriadas, sem chamar a atenção pela maneira como arrumam o cabelo ou por usarem ouro, pérolas ou roupas caras.
Pois as mulheres que afirmam ser devotas a Deus devem se embelezar com as boas obras que praticam.

(Dt 22:5 NVT) A mulher não deve usar roupas de homem, e o homem não deve usar roupas de mulher. Quem age desse modo é detestável aos olhos do Senhor, seu Deus.

* No falar

(Ef 4:29 NVT) Evitem o linguajar sujo e insultante. Que todas as suas palavras sejam boas e úteis, a fim de dar ânimo àqueles que as ouvirem.

(Ef 5:4 NVT) As histórias obscenas, as conversas tolas e as piadas vulgares não são para vocês. Em vez disso, sejam agradecidos a Deus.

* No agir

(1Co 8:9 NVT) Contudo, tenham cuidado para que sua liberdade não leve outros de consciência mais fraca a tropeçarem.

(1Co 10:23,24 NVT) Tudo é permitido, mas nem tudo convém. Tudo é permitido, mas nem tudo traz benefícios ou edifica.

D. Porque devemos nos santificar – (Hb 12:14 ACF)

14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.


AULA 3

3. Quais os meios e instrumentos para a santificação


A. Confiança no sacrifício de Jesus – (Hb 10:19-22 NVI)

19 Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus,

20 por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.

21 Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus.

22 Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.


B. Ter uma vida guiada pelo Espírito – (Gl 5:16-18 NVI) 

16 Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.

17 Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.

18 Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei.


C. Deixar-se purificar pela Palavra – (Jo 17:17)

17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

No capítulo 17 do Evangelho de João, Jesus ora por seus discípulos e roga ao Pai que os guarde e os santifique.


I. Guardá-los do mundo vs. 14 – O sistema que se opõe a Deus e que seduz e corrompe os que não crêem.

Existem 3 principais sistemas de corrupção e sedução do mundo que são: POLÍTICO, FINANCEIRO, RELIGIOSO. Esses 3 produzem devotos apaixonados por MAMON.

Todas as vezes que houver disputa por CONTROLE, STATUS e PODER, o sistema ou modelo mundano de operar está instalado.


II. Guardá-los do maligno vs. 15 – Esse ser é uma entidade real que se opõe aos servos de Deus (aqueles que estão a serviço, e não simplesmente os que acreditam). Paulo diz em:

* (2Co 2:11) Não lhe ignora os desígnios, ardis ou maquinações.

* (2Co 4:4) Ele cega o entendimento dos incrédulos.

* (Ef 6:11) Devemos ficar firmes contra as ciladas do diabo nos revestindo de toda armadura de Deus.

* (1Pe 5:8) Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar.


III. Santificá-los por meio da Palavra vs. 17  Ela é o instrumento de santificação.

* A Palavra deve gerar em nós alegria para enfrentar o mundo vs. 13 NVIAgora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria.

* A Palavra deve gerar em nós convicção que fomos separados por Deus vs. 14 NVIDei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.

* A Palavra deve gerar em nós poder e graça para vivermos em santidade vs. 17 NVI – Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.

* A Palavra deve gerar em nós desejo de santidade para influenciar outros vs. 20 NVI – Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles


Conclusão – Santidade é a referência de quem Deus É, e de quem nós devemos ser para revelar e influenciar outros a serem como Ele.


Deus te abençoe,

Franklin Rosa