JESUS - mão única para o céu

Texto: João 14:6

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”.

Tema: Jesus – mão única para o céu

Introdução: Saindo de minha casa alguns dias atrás, notei um adesivo no vidro traseiro de um carro que estava estacionado em frente meu portão com os seguintes dizeres: “JESUS – mão única para o céu”.

                b. A frase era uma afirmação de que não há rota alternativa para se chegar ao destino tão almejado por milhões de pessoas que encontram-se perdidas e sem direção, tentando encontrar o caminho para eternidade com Deus através de seus próprios esforços ou por meio de filosofias humanas, quando não, por meio de caminhos de natureza maligna e diabólica.

c. O verso 6 da nossa reflexão é uma resposta de Jesus a uma dúvida que inquietava seu discípulo Tomé, o mesmo que mais tarde viria duvidar de sua ressurreição (Jo 20:24,25): “Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho?” vs. 5.

d. A semelhança de Tomé, milhares de pessoas vivem ansiosas e sem rumo buscando respostas para suas interrogações, e são assaltados frequentemente por dúvidas que tomam a sua mente, impedindo-as de experimentar um relacionamento de amizade, segurança e propósito em Jesus.

e. Diante dessas constatações, se faz necessário refletirmos com seriedade sobre o significado dessa declaração tão profunda e categórica feita por Jesus, e quais as implicações pessoais e práticas que dela se desdobram.

1. Jesus é o único caminho que conduz a salvação

Uma quantidade imensa de pessoas buscam diferentes caminhos para a salvação e a vida eterna, mas Jesus é o único caminho seguro e verdadeiro. No decorrer dos séculos muitos falsos “Messias” surgiram, mas todos falharam em sua missão por uma simples razão: Somente Jesus morreu, ressuscitou e subiu aos céus. Ele não é apenas "um" caminho, mas “O Caminho”. Isso significa que só através da fé em Jesus temos a redenção plena.

* “E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos” (At 4:12).

2. Jesus é a única verdade que de fato liberta

O mundo está cheio de religiões e filosofias diferentes, e cada uma delas reivindicando o certificado de autenticidade, mas somente Jesus é a verdade absoluta. Jesus não apenas falou a verdade, Ele é a própria Verdade encarnada e personificada em um ser humano que viveu entre os homens. Somente em Jesus experimentamos a verdade que nos liberta do pecado e da prisão espiritual, e encontramos refúgio em meio as lutas existenciais.

* “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8:32,36).

3. Jesus é a única resposta para uma vida plena de significado

Há uma busca incessante da humanidade por preencher o vazio que existe na alma. Na maioria das vezes esse desejo é transferido para sensações momentâneas, fazendo com que as pessoas se percam em prazeres ilusórios e destrutivos. No entanto, Jesus nos oferece vida em abundância. Ele não apenas concede a vida eterna, mas também uma vida plena e significativa aqui na terra, nos proporcionando propósito e alegria mesmo em meio às dificuldades.

* “O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10:10).

4. Jesus é o único e suficiente acesso junto ao Pai

A afirmação de exclusividade de Jesus "ninguém vem ao Pai, a não ser por mim", não é um sinal de intolerância, mas uma expressão de amor, porque Ele é o único que pagou o preço pelos nossos pecados. Não existe burocracia quando se trata de ser aceito e obter o favor de Deus. No Reino dos céus a comunicação é simples. Não há necessidade de fazer sacrifícios ou de buscar outros intercessores, pois Jesus é o único que tem autoridade na presença do Pai.

* “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1Tm 2:5).

Conclusão: Não permita que o Maligno semeie dúvidas ou alternativas de experimentar salvação e vida plena no terreno do seu coração (Mt 13:3-9,18-23). A mensagem desse pequeno verso no tamanho, mas grande e profundo em seu significado, é um chamado inadiável para seguir a Jesus e experimentar antecipadamente as glórias do céu aqui na terra. Todavia, a decisão é pessoal e intransferível. Escolha hoje a vida entregando todo seu ser a Jesus. Somente Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, e ninguém vai ao Pai se não for por meio D'Ele!


Deus te abençoe,

Franklin Rosa