Ego transformado


            Uma breve resenha deste pequeno livro quanto ao número de páginas, mas grande, denso e profundo no conteúdo apresentado.

"Ego Transformado" do pastor e teólogo cristão Timothy Keller é um livro curto, mas profundamente impactante, que explora a essência do ego humano em seus porões mais obscuros e de difícil acesso, e como o Evangelho do Senhor Jesus Cristo pode transformá-lo. Keller baseia sua análise em 1 Coríntios 3:2–4:7, onde o apóstolo Paulo aborda o problema do orgulho e da auto-estima inflada presente na comunidade de Corinto.

Keller argumenta que o ego humano é, por natureza, vazio, dolorido, ocupado e frágil, e, que, tanto a auto-estima exacerbada quanto a baixa são formas de egocentrismo, que nos prendem em um ciclo vicioso e doentio de comparação e competição. O autor descreve como buscamos incessantemente preencher nosso ego com realizações, aprovação dos outros e auto-imagem positiva, mas essas tentativas são sempre insatisfatórias e frustrantes nos deixando ansiosos e inseguros.

Em minha percepção, o ponto central do livro é a ideia de que a verdadeira humildade cristã não vem da tentativa de se diminuir, mas da liberdade em Cristo, do entendimento que no Evangelho recebemos uma nova identidade que não depende de nossas realizações ou da aprovação dos outros, mas do amor incondicional de Deus.  Keller explica que, ao nos vermos através da lente do Evangelho, entendemos que somos profundamente amados e aceitos por Deus, independentemente de nosso desempenho ou da opinião de terceiros. Isso nos liberta da necessidade de nos provarmos constantemente, e nos permite viver de maneira mais humilde e generosa.

"Ego Transformado" é uma obra que desafia e encoraja os leitores a repensarem sua compreensão do ego à luz do Evangelho. Com sua abordagem acima de tudo pastoral, Keller oferece uma visão transformadora que aponta para a liberdade e a verdadeira humildade que vêm de uma espiritualidade firmada no caráter de Cristo, em detrimento da nossas façanhas e desejo de impressionar.

O autor destaca a necessidade de reconhecermos nossa dependência de Deus e como isso redefine nossa identidade, bem como o nosso propósito no Reino. Keller não apenas examina o ego do ponto de vista psicológico, mas também oferece uma perspectiva Bíblica robusta, desafiando os leitores a uma profunda reflexão sobre como o Evangelho transforma o nosso coração, como também nossa maneira de nos ver e interagir com o mundo ao nosso redor.

O livro é escrito de maneira clara e acessível, com exemplos práticos e insights teológicos profundos. É uma leitura essencial para qualquer pessoa que busca entender como o Evangelho pode transformar sua vida de dentro para fora. Destaco a frase da página 34 do livreto: “A humildade do Evangelho mata a necessidade que tenho de pensar em mim mesmo”.

Aos interessados, ótima leitura.

Aos que sofrem com a tirania do ego, que a cura, liberdade, alegria e plenitude do Espírito Santo lhe alcance.

 

Franklin Rosa