O quebrantamento e seus desdobramentos


Texto: 2 Crônicas 7:14

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra."

Tema: O quebrantamento e seus desdobramentos

Introdução: Este versículo nos mostra um caminho claro para a restauração e o avivamento espiritual, começando com um genuíno quebrantamento. Para entender a profundidade deste versículo, precisamos olhar para o contexto em que foi dito. O rei Salomão tinha acabado de terminar a construção do templo em Jerusalém, e Deus apareceu a ele, reafirmando a aliança com Seu povo. O Senhor promete bênçãos, mas também aponta para a necessidade de arrependimento e humilhação diante D'Ele.

I. A necessidade de quebrantamento

a. Humilhação diante de Deus

►Quebrantamento começa com a humildade. Reconhecer que somos pecadores e que precisamos de Deus é o primeiro passo. Muitas vezes, nosso orgulho nos impede de nos aproximarmos do Senhor da maneira correta. Em (Mt 5:3), o Senhor Jesus diz: "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus". O rei Nabucodonosor, teve que ser humilhado antes de reconhecer a soberania de Deus (Daniel cap. 4).

b. A oração como dependência

►Quando oramos, demonstramos nossa dependência de Deus. A oração é um ato de quebrantamento porque reconhecemos que não podemos resolver nossos problemas sozinhos. É através da oração que encontramos graça e socorro no momento da necessidade. Em (Fp 4:6,7), Paulo nos lembra que devemos levar todas as nossas preocupações a Deus em oração, com ação de graças. Daniel, orava três vezes ao dia, demonstrando sua total dependência e devoção a Deus, mesmo em tempos de perseguição (Dn 6:10).

c. Buscar a face de Deus

►Buscar a face de Deus significa desejar Sua presença e direção mais do que qualquer outra coisa. Isso envolve uma busca sincera e persistente, uma fome por conhecer mais de Deus. Isso vai além de apenas pedir coisas, é desejar conhecer e experimentar mais do caráter de Deus em nossas vidas. Em (Jr 29:13), lemos: "Vocês me buscarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração". Moisés pediu para ver a glória de Deus (Ex 33:18). Ele ansiava por mais do Senhor, mesmo após tantas experiências sobrenaturais.

d. O genuíno arrependimento

►Arrependimento genuíno é um elemento crucial do quebrantamento. Significa não apenas pedir perdão, mas também mudança de mentalidade e de atitudes. Não basta apenas reconhecer o erro. Não basta apenas se entristecer e chorar. É necessário mudar de direção e seguir os caminhos do Senhor. Em (At 3:19), Pedro prega: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham tempos de refrigério pela presença do Senhor". O filho pródigo, que, ao cair em si, voltou para a casa do pai e foi restaurado, é um exemplo perfeito do que significa arrependimento no seu sentido mais prático e profundo (Lc 15:11-32).

II. As promessas de Deus ao quebrantado

a. Ouvir dos céus

►O Senhor promete ouvir nossas orações quando nos humilhamos e nos arrependemos. Ele não está distante, mas está atento às nossas súplicas. É o que nos assegura o apóstolo João dizendo que se pedirmos algo segundo a vontade de Deus, Ele nos ouvirá (1Jo 5:14,15). O profeta Isaías afirmou que O braço do Senhor não está tão curto que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir” (Is 59:1).

b. Perdão dos pecados

A maior bênção do quebrantamento é o perdão dos nossos pecados, a restauração do nosso relacionamento com o Senhor. Em (1Jo 1:9) está escrito: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". Salomão disse que “Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona” (Pv 28:13).

c. Cura da terra

►A cura da terra em nossos dias não significa necessariamente um lugar geográfico, mas sobretudo, o ambiente do nosso coração – o nosso interior onde são plantadas as sementes tanto da vida como da morte. Podemos interpretar essa promessa da seguinte maneira: restauração espiritual, bênçãos materiais, e paz na alma. Quando nos voltamos a Deus, Ele promete sarar nossas feridas e restaurar nossa vida. O (Sl 147:3) declara que "Ele cura os quebrantados de coração e cuida das suas feridas".

Conclusão: Precisamos avaliar áreas da nossa vida onde o orgulho e a desobediência podem estar impedindo o agir e a benção de Deus. Uma vez identificadas essas áreas, precisamos nos arrepender sincera e profundamente, e estabelecer o compromisso de buscar a face do Senhor constantemente, para que Ele nos capacite dando graça para fazermos Sua vontade. 

 
Deus te abençoe,


Franklin Rosa