JESUS NUMA MOTO

 

Atendendo a pedidos, compartilho minhas impressões, tanto positivas quanto negativas, sobre a música de Zé Rodrix "Jesus numa moto". Quero ressaltar que minha análise é estritamente bíblica e teológica, sem desmerecer a beleza da criatividade poética da letra e a melodia envolvente que ela oferece.

Pontos positivos

"Vendo isso, os fariseus perguntaram aos discípulos: Por que o mestre de vocês come com publicanos e pecadores? Ouvindo isso, Jesus disse: Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Vão aprender o que significa: Desejo misericórdia, não sacrifícios. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores." - Mateus 9:11-13

"Jesus numa moto", lançada em 1973 por Sá, Rodrix e Guarabyra, é uma música que se destacou no movimento "rock rural", que mescla elementos da música caipira com o rock. A canção traz uma narrativa intrigante, onde Jesus aparece como um motoqueiro, percorrendo as estradas do Brasil, especialmente as do interior. Com sua melodia cativante e letra rica em imagens, a música se destaca pela metáfora poderosa que oferece uma visão contemporânea e desafiadora da figura de Jesus.

A letra de "Jesus numa moto" tem uma abordagem irreverente e simbólica, misturando o sagrado e o mundano. Ao retratar Jesus como um motociclista, a música busca trazer o divino para mais perto do cotidiano das pessoas, apresentando-o não como uma figura distante ou intocável, mas como alguém que atravessa as estradas da vida com liberdade e destemor.

O Jesus da música não segue convenções tradicionais e parece se mover em direção aos marginalizados, aos esquecidos das estradas, aqueles que, de certa forma, não estão sob a proteção da estrutura convencional da sociedade. A moto simboliza essa liberdade de movimento, uma certa revolução contra o status quo, e talvez, uma crítica às estruturas religiosas que muitas vezes prendem o sagrado a lugares fixos, ao invés de permitir que ele percorra os caminhos reais da vida humana.

Embora não haja uma base histórica ou religiosa direta para a ideia de "Jesus numa moto", a canção reflete a influência do movimento contracultural dos anos 60 e 70, quando muitos artistas buscaram reinterpretar figuras tradicionais e religiosas sob novas luzes, em sintonia com os ideais de liberdade, questionamento das normas estabelecidas e busca por autenticidade.

A imagem de Jesus na moto também dialoga com a ideia de um Cristo moderno e acessível, que percorre os caminhos junto às pessoas comuns, em vez de estar preso a imagens imponentes da estrutura eclesiástica institucionalizada ou distante da realidade. Essa releitura tenta aproximar o rural, o espiritual e o urbano numa só experiência.

Pontos negativos

"Jesus numa moto" oferece uma visão de liberdade espiritual positiva, no entanto, ela também pode representar o perigo de uma liberdade excessiva, sugerindo uma desconexão com a comunidade e a coletividade que são centrais à vida cristã.

O Salmos 133:1 destaca a importância da comunhão:"Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!"

Esse versículo reitera o valor da unidade e da vida em comunidade, indicando que a liberdade deve estar em harmonia com a convivência fraterna, e não levar ao isolamento ou individualismo exagerado.

Hebreus 10:25 reforça a necessidade de congregação: "Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia."

O autor da carta aos hebreus também aponta para o perigo de uma visão excessivamente individualista da fé, como a sugerida pela imagem de Jesus solitário numa moto, que pode levar à negligência da vida em comunidade e do crescimento coletivo.

Portanto, a liberdade proposta pela música deve ser equilibrada com a responsabilidade de viver em comunhão e cuidado mútuo, como enfatizado nesses versículos.

Outro ponto a ser observado é que, a liberdade sem regras e limites pode levar ao caos e à destruição, pois sem diretrizes, as pessoas podem agir de acordo com seus impulsos egoístas, resultando em comportamentos prejudiciais para si mesmas e para os outros. A falta de limites pode gerar um ambiente onde o que é justo e ético fique comprometido e a moralidade se torne relativa, promovendo a anarquia e a desordem.

Veja abaixo o que nos orienta a Palavra de Deus:

Gálatas 5:13: "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; somente não useis a liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor."

1 Pedro 2:16: "Como livres, e não usando a liberdade como uma capa da malícia, mas como servos de Deus."

Finalmente, termino com dois conselhos de Paulo:

1 Tessalonicenses 5:21: "Examinai tudo. Retende o que é bom."

Filipenses 4:8: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisso pensai."