Reflexões de um Motociclista


“Vaidade de vaidades, diz o Pregador. Vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.” -
Eclesiastes 1:2

Às vezes vejo algumas postagens de motociclismo com frases do tipo:

"Não é que somos diferentes, os outros é que são todos iguais".
“Eu me recuso ser aquilo que todos chamam de normal”.
“A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser uma pessoa normal”.
"Todos os homens nascem iguais, mas só os melhores se tornam motociclistas".

Não, não, não... No fim, somos todos iguais!

Sabe aquele papo de que motociclista é um ser iluminado, que tem um espírito livre, que é diferenciado, que os outros nunca vão entender? Pois é, parece bonito na teoria, mas na prática, todo mundo, independente do que faz ou de onde anda, busca a mesma coisa: viver bem, sentir um pouco de emoção, fugir da rotina e encontrar gente que compartilhe dos mesmos gostos. Não é exclusividade nossa, não!

Claro, eu sei que nem todos os motociclistas pensam dessa forma altiva e que apenas desejam expressar sua paixão pelas duas rodas por meio de frases de efeito. Além disso, a grande maioria simplesmente ama andar de moto, e não se coloca acima dos outros ou alimenta essa ideia de superioridade. Mas, como qualquer grupo, sempre tem aqueles que exageram na autoglorificação e acabam criando essa imagem de que quem não é motociclista está “perdendo algo”.

A verdade é que tem gente que sobe numa moto e acha que virou parte de uma espécie superior, como se de repente estivesse acima da humanidade normal, como se tivesse sido escolhido para um grupo seleto de iluminados sobre duas rodas. Mas, na real, quantos de nós não seguem as mesmas modinhas, usam os mesmos equipamentos, escutam as mesmas músicas, se vestem com os mesmos estilos de roupas, compram os mesmos modelos de moto e fazem os mesmos rolês que todo mundo faz? A grande maioria!

Não tem nada de errado em gostar do motociclismo (falo como motociclista), em se sentir parte de uma tribo ou até em curtir esse estilo de vida. O problema é achar que isso nos coloca num pedestal, como se nós tivéssemos algo que os outros nunca vão ter. No fundo, todos nós queremos pertencer a algo, e é exatamente isso que nos torna tão iguais aos demais míseros mortais, e não diferentes.

A ideia de que motociclistas são seres especiais, que vivem de um jeito que “os outros nunca entenderiam”, é só mais um clichê barato que não resiste a realidade do cotidiano. A verdade é que o cara que sai pra andar de bicicleta, o sujeito que pega a estrada de carro sem destino, o mochileiro que mete uma mochila nas costas e some pelo mundo... todos eles sentem a mesma liberdade que nós sentimos na moto. A diferença está no meio de transporte, não na essência — sacou?

E tem mais: quantas vezes nós já criticamos o trânsito caótico e os motoristas desatentos, mas nós também já aceleramos um pouco mais do que devíamos, costuramos no trânsito ou não demos seta? Pois é... nós somos tão humanos quanto aqueles que reclamamos e dos quais nos achamos diferentes. O que nos diferencia não é a moto. O que nos diferencia é como tratamos os outros, como respeitamos as regras e como vivemos nossa paixão sem precisar diminuir quem não simpatiza com ela.

No fim das contas, todo mundo tem suas paixões, seus ideais, suas tribos, seus hobbies e suas manias. Se você ama motocicletas como eu, curta isso, viva isso, mas sem essa ideia de que você é um ser acima dos outros por causa disso. Afinal, nós não somos tão diferentes assim.

“Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes.” — Provérbios 11:2

O que Provérbios 11:2 está querendo dizer é que o orgulho leva à queda porque faz uma pessoa confiar em si mesma, desprezando os outros e ignorando seus próprios erros, o que inevitavelmente resultará em fracasso e consequências negativas. Por outro lado, a humildade abre espaço para a sabedoria, pois quem considera suas próprias limitações e o outro superior a si mesmo, está mais disposto a aprender, crescer e agir com equilíbrio, prudência e respeito. Aplicando isso ao dia a dia, aquele que se acha superior por seu estilo de vida ou escolhas pode acabar isolado e desprezado, enquanto o humilde conquista respeito e aprendizado contínuo.

“...digo a cada um de vocês que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação...” — Romanos 12:3

“Pois todo o que se exalta será humilhado, e todo o que se humilha será exaltado.” — Mateus 23:12

"Nada faça por ambição egoísta ou por vaidade, mas, humildemente, considere os outros superiores a vocês mesmos." — Filipenses 2:3

RESPEITO | IGUALDADE | HONRA | IRMANDADE

Um moto abraço a todos os meus irmãos motociclistas que entenderam seu significado e lugar no mundo em que vivemos!

Que Deus nos proteja nas estradas e nos dê humildade!



Franklin